Return to site

Atendimento pré hospitalar

Qual a diferença entre primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar?

Atendimento pré-hospitalar (APH): é caracterizada pela assistência correta prestada à vítima, bem como o seu transporte para uma unidade de pronto atendimento. Somente podem realizar o APH os atores legitimados pela Portaria nº. 2.048, de 05 de novembro de 2002.

Primeiros socorros: são as ações que possuem por objetivo, conservar as funções vitais e impedir o pioramento da situação da vítima, determinando o atendimento inicial que dá-se antes da chegada da equipe de atendimento pré-hospital

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

O curso de Atendimento Pré-Hospitalar, pode também ser conhecido como curso de primeiros socorros ou ainda como curso de resgate, é concedida a toda pessoa que quer capacitação de forma a identificar situações de emergências e realizar técnicas de primeiros socorros e Atendimento Pré-Hospitalar de maneira à melhorar as chances de sobrevivencia da vida vítima até que o socorro especializado esteja no local ou até a factual entrega dessa vítima no hospital.

Os profissionais como comissários de voo, bombeiros civis, pilotos, aeronautas, aeroviários, engenheiros de segurança,técnicos em segurança do trabalho, bombeiros, brigadistas auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros poderão aproveitar de todos os conhecimentos aprendidos nesse curso para o seu dia a dia de trabalho e em sua vida particular.

Este é o treinamento ideal para quem quer atuar de maneiro correta e assertiva para salvar vidas em cenas do acidente gravíssimas que envolvam a área de trauma.

É necessário primeiramente fazer uma avaliação da cena, que serve de subsidio para que tenhamos uma visão de os tipos de lesões a vitima vai mostrar para nós e se estamos em uma cena segura.

Leis do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado

Esses princípios norteiam o socorrista, de maneira de que o atendimento seja de qualidade, rápido, seguro tanto para a equipe quanto para a vítima, sendo que cada segundo que passa, é essencial para o atendimento à vítima.

1- Certificar-se da segurança dos socorristas e a vítima.

2- Avaliar a situação da cena para definir e tomar decisões sobre a necessidade de recursos adicionais.

3- Reconhecer a cinemática relacionada nas lesões.

4- Identificar as lesões graves no exame primário.

5- Preservar estabilização da coluna cervical, durante o momento da avaliação e atendimento especializado das vias aéreas.

6- Se necessário providenciar suporte ventilatório e oferecer oxigênio para possibilitar a saturação de O2 acima de 95%.

7- Controlar hemorragias externas.

8- Realizar manutenção da temperatura do paciente, ou seja, aquecer o paciente.

9- Preservar estabilização da coluna cervical manualmente até que seja instalado colar cervical, prancha rígida, imobilizador lateral de cabeça.

10- Quando se tratar de pacientes traumatizados graves,começar o transporte desta vítima o mais rápido possível, a um hospital apropriado, se possível dentro de 10 minutos após chegada ao local do acidente.

11- Uma vez cuidada acertadamente ou descartadas as lesões que contenham risco de agravar a situação da vitima, inicie o exame secundário, e obtenha a história clinica da vítima.

12- Acima de tudo, saiba o que está a fazer, NÃO cause mais dano.

Veja o curso atendimento pré hospitalar. Ele irá te ajudar!